segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fruta do Dia: Bergamota (Tangerina ou Mexerica)

Nome Científico: Citrus reticulata

Fruta cítrica, aromática, de sabor doce, cuja a casca separa-se facilmente dos gomos, em função do emaranhado de fibras que cobrem a polpa no lugar da membrana branca, característica de outras frutas cítricas. 

Possui grande quantidade de vitaminas, principalmente a vitamina C, que é importante para a síntese de proteínas, necessária na contratibilidade muscular e excitabilidade dos nervos, e ainda auxilia no controle da temperatura corporal. Também possui alto conteúdo de minerais, principalmente cálcio, magnésio e potássio, é indicada contra doenças arterioscleróticas, cardíacas, hipertensão arterial e doenças renais. 

É uma fruta ótima contra tumores, combate gases digestivos e é um elemento desinfetante. O chá de suas flores e folhas é um ótimo calmante, que se tomado antes de dormir fornece uma noite tranquila e um bom sono.

Os tipos mais comuns são: Bergamota-cravo, bergamota-comum, poncã e poncã-extra.

Lembre-se: todo alimento deve ser ingerido de forma moderada, consulte seu nutricionista para saber quais as quantidades mais indicadas de cada alimento para você.

Fontes: Nutrição e frutoterapia: tratamento alternativo através das frutas - Eronita de Aquino Costa - Editora Vozes
            Nutrição e técnica dietética - Sonia Tucunduva Philippi - Editora Manole 

Nenhum comentário:

Postar um comentário