domingo, 22 de abril de 2012

Fruta do Dia: Abacaxi

Nome Científico: Ananas comusus

Fruta tropical, originária do Brasil e Paraguai, é uma planta da família das bromeliáceas. Produz um fruto composto de 150 a 200 pequenos frutos e pode atingir até 2,5 kg. Do abacaxi é possível extrair a bromelina, enzima proteolítica utilizada como amaciante de carnes.

Possui polpa adocicada, ligeiramente ácida. Com baixa caloria, é ótima para controle alimentar do obeso. Seu suco é um alimento energético, considerado um substituto do suco gástrico. Em sua composição também encontramos a pectina, uma fibra importante para o organismo em geral.

O suco de abacaxi deve ser preparado apenas na hora de ingeri-lo, pois qualquer calor destrói sua enzima e fermento que facilitam a secreção gástrica.  Seu suco também ajuda na cura das hemorroidas e da próstata. É um tônico na debilidade física, na convalescença, ativa a memória, atua no sangue, nos músculos e nervos, é excelente contra a inflamação dos rins, da bexiga, garganta, laringe, faringe, boca, catarros pulmonares e bronquites.

Possui alto teor de celulose e iodo, atuando no funcionamento da tireoide. É ótimo contra o raquitismo, anemia, diabetes e dissolve os cálculos renais. A enzima bromelina diminui o tempo e o grau de inflamações, bloqueia edemas, acelera a cicatrização de tecidos e úlceras diabéticas e cirúrgicas em geral.

É um excelente alimento contra a obesidade, porque diminui o apetite, moderando a quantidade de alimento na ingesta, auxiliando no controle de peso. 

Formas de consumo: ao natural ou em suco, geleia, xaropes, compotas, sorvetes, coquetéis festivos preparados com o suco e rum, ou acompanhando pratos salgados, carnes gordurosas, carne de porco, peixes e aves.

Lembre-se: nenhum alimento deve ser ingerido de forma exagerada, consulte seu nutricionista para saber quais as quantidades mais indicadas de cada alimento para você.

Fontes: Nutrição e frutoterapia: tratamento alternativo através das frutas - Eronita de Aquino Costa - Editora Vozes
Nutrição e técnica dietética - Sonia Tucunduva Philippi - Editora Manole 

Nenhum comentário:

Postar um comentário