sábado, 21 de abril de 2012

Fruta do Dia: Abacate


Nome Científico: Persea americana Miller

Originário do México e da América Central, tem na polpa um teor de óleo, que varia de 5% a 35%. No Brasil, o abacate é consumido com açúcar, enquanto na Europa, América do Norte e países vizinhos da América do Sul , o hábito é consumi-lo com sal.  O tipo menor, normalmente utilizado nesses países é chamado avocado.

Do abacate, é extraído um óleo muito semelhante ao azeite de oliva.

Fruto neutro, de tamanho variado, com casca e polpa verde e fina, altamente energético possui propriedades nutritivas e medicinais. Possui grande quantidade de glutationa (antioxidante) que ajuda a neutralizar gorduras e açúcares naturais altamente destrutivos nos alimentos.
Possui pouca gordura saturada e muita mono e poli-insaturada, pouco colesterol total. Auxilia na eliminação do colesterol LDL do sangue, desobstruindo artérias, por isso é indicado no tratamento de coronariopatias do adulto. 

O abacate é composto por alta taxa de cobre, mineral necessário na formação do tecido conjuntivo da matriz óssea, na prevenção da osteoporose e da artrite. Auxilia na cura da cefaleia, do cansaço fácil e fraqueza geral. debilidade e indisposição para o trabalho.

Com seu alto conteúdo de proteínas, vitaminas e sais minerais esta fruta consegue saciar a fome, nutrindo o organismo, podendo ser consumido pelos diabéticos.

Formas de consumo: puro ou com leite, com ou sem açúcar, com iogurte, em sorvetes, em pratos salgados, em saladas e também é usado em forma de creme.

Lembre-se: nenhum alimento deve ser ingerido de forma exagerada, consulte seu nutricionista para saber quais as quantidades mais indicadas de cada alimento para você.

Fontes: Nutrição e frutoterapia: tratamento alternativo através das frutas - Eronita de Aquino Costa - Editora Vozes
Nutrição e técnica dietética - Sonia Tucunduva Philippi - Editora Manole

Nenhum comentário:

Postar um comentário