domingo, 6 de maio de 2012

Fruta do Dia: Ameixa

Nome Científico: Prunus domestica

De origem européia (Prunus domestica) e japonesa (Prunus salicina). Encontrada nas regiões temperadas, é uma fruta de sabor agradável e saborosa. Todas espécies são ricas em sais minerais, vitaminas, celulose,pectina e tanino. 

A ameixa-preta dessecada é muito utilizada como remédio nos casos de constipação intestinal (veja uma receita de coquetel laxativo clicando aqui). É ótima nos problemas respiratórios, tosses, resfriados, asma, bronquite e catarros. Possui alto teor de ferro e é muito indicada nos casos de anemia ferropriva (causada pela deficiência do ferro).

É um alimento eficiente na fraqueza geral pelo seu alto teor de sorbitol e fibras. É um ótimo alimento para o idoso, especialmente quando há debilidade cerebral; é ótima também contra hemorroidas, angina, hipocondria, reumatismo, gota e artrite. 

Funciona como modulador das funções gastrintestinais e corrige a falta de apetite, além de ser ótima para pessoas que praticam esportes devido o seu alto teor de celulose e tanino.

Formas de consumo: in natura ou em produtos industrializados, como suco, geleia, licor, compota, sorvete, bebida láctea, receitas de bolos,  ameixa seca e ameixa em calda. 

Lembre-se: todo alimento deve ser ingerido de forma moderada, consulte seu nutricionista para saber quais as quantidades mais indicadas de cada alimento para você.

Fontes: Nutrição e frutoterapia: tratamento alternativo através das frutas - Eronita de Aquino Costa - Editora Vozes
            Nutrição e técnica dietética - Sonia Tucunduva Philippi - Editora Manole 

Nenhum comentário:

Postar um comentário