- A alimentação deve ser uma atividade prazerosa. Procure desfrutá-la em companhia da família ou amigos, evitando fazer refeições sozinho. O ideal é procurar evitar ao máximo o estresse, depressão, solidão e isolamento.
- Você deve se alimentar em períodos regulares, várias vezes ao dia, mesmo que se encontre sem apetite. O ideal é fazer diariamente 3 refeições principais e 3 pequenos lanches nos intervalos. Procure optar por uma alimentação saudável, variada e saborosa.
- Consuma frutas, legumes e verduras todos os dias. Você deve preferir as que estejam em seu período de safra, pois preservam as vitaminas e minerais. Usufrua esses alimentos de maneira racional, buscando o máximo aproveitamento das vitaminas e minerais.
- O ideal é procurar se alimentar de carnes, ovos e peixe pelo menos uma vez ao dia. As proteínas são importantes na manutenção da saúde.
- Consuma fibras e alimentos integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B e minerais. O ideal é substituir as farinhas refinadas e arroz polido por produtos integrais, pois preservam melhor os nutrientes. Assim como arroz e pães integrais, os grãos como feijões, grão de bico, frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de fibras.
- Reduza o açúcar refinado na alimentação. Prefira usar o açúcar mascavo, mel ou adoçante (exceto gestantes), quando se fizer necessário.
- Reduza o sal. O ideal é usar ervas e temperos para realçar o sabor dos alimentos.
- Evite usar gorduras animais. Preferir usar azeite ou óleo vegetal na alimentação e para temperar salada.
- Beber pelo menos 2 litros de água por dia.
- Procure não fazer uso de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas de qualquer tipo, pois podem prejudicar a saúde como um todo e dificultar a ação dos medicamentos de tratamento da AIDS.
Nutricionista Renata Dutra de Oliveira - CRN² 9627
segunda-feira, 11 de julho de 2011
10 PASSOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário