segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reeducação Alimentar - Artigo publicado no Jornal Floresta

Artigo escrito para o caderno Saúde e Comportamento do Jornal Floresta - Edição nº74 - Ano VII - Abril de 2011.


Reeducação Alimentar
A preocupação com a saúde e qualidade de vida cresce mais a cada dia. As pessoas não desejam apenas perder peso, mas também aprender como se alimentar de uma maneira mais correta e saudável. Com isso surgiu o termo reeducação alimentar, que nada mais é do que um processo de mudança do comportamento em relação aos hábitos alimentares.
Não há uma idade certa para começar a se alimentar direito, o correto seria que todos aprendessem desde a infância a ter bons comportamentos alimentares. Pois, com o passar do tempo, essas mudanças ficam cada vez mais difíceis. Difíceis sim, mas não impossíveis.
Devemos dar uma atenção especial à nossa alimentação, pois é através dela que podemos prevenir muitas doenças e manter nosso corpo sadio. A reeducação alimentar é indicada para todos, não só para quem deseja emagrecer. Neste processo é levado em consideração o estilo de vida, a condição sócio-econômica e as doenças pré-existentes de cada um.
Vale ressaltar que reeducar não é deixar de comer tudo que se gosta e passar a comer somente frutas, legumes e alimentos light. É aprender que é possível comer de tudo, mas de uma maneira equilibrada e sem exageros. O grande segredo está nas quantidades e na qualidade de cada alimento.
O processo de reeducação deve ser individualizado e orientado por um Nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa, mas pode não ser para outra. De maneira geral podemos adotar alguns hábitos saudáveis como:
  • Beber de 8 a 10 copos de água por dia; 
  • Comer mais frutas e verduras;
  • Evitar o consumo excessivo de doces, alimentos industrializados, refrigerantes, frituras e alimentos gordurosos;
  • Dar preferência aos alimentos integrais, pois possuem mais fibras, melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a saciedade;
  • Fazer de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia;
  • Praticar atividade física regularmente. 
Nutricionista Renata Oliveira - CRN² 9627

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário