terça-feira, 4 de setembro de 2012

Gota


O que é a gota?

É um distúrbio do metabolismo das purinas (componentes de proteína incapazes de serem metabolizados por pacientes com gota) com elevação anormal da taxa de ácido úrico no sangue. A gota é caracterizada por crises agudas ou crônicas de inflamação, inchação e dores nas articulações. É mais comum em homens.

Fatores de risco:

- Consumo de álcool;
- Hereditariedade;
- Consumo excessivo de carnes;
- Obesidade.

Diagnóstico: A gota costuma ser diagnosticada baseando-se nos sintomas característicos e em um exame da articulação, e é verificado o nível de ácido úrico no sangue. O diagnóstico é confirmado através da identificação de cristais de uratos, em uma amostra de líquido coletado da articulação através de uma punção.

Tratamento: Para tratar a doença, são utilizados medicamentos analgésicos e também é recomendado repouso durante as crises. Uma dieta adequada também deve ser seguida.

Cuidados nutricionais: Se o paciente não estiver na fase aguda da doença, os cuidados devem ser para manter seu estado nutricional e evitar reincidência. Na fase aguda, ou durante a crise, deve haver uma rígida restrição dos alimentos que contêm purinas. É indicada uma dieta branda a líquida.
  
Alimentos pobres em purinas:
-         ovos
-         frutas
-         hortaliças
-         laticínios
-         cereais
-         folhosos verde-escuros
-         óleos de peixe
-         manteiga, margarina
  
Alimentos que devem ser evitados:
-         carnes em geral
-         miúdos
-         frutos do mar
-         bebidas alcoólicas
-         sal em excesso
-         caldos e ensopados de carne

Nenhum comentário:

Postar um comentário