sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fruta do Dia: Açaí

Nome Científico: Euterpe oleracea

Fruto de uma delicada palmeira, originária da região Norte do Brasil, é um fruto pequeno, arredondado e de coloração quase negra, possui pouca polpa, sabor agridoce e aroma intenso. Rico em vitaminas e sais minerais. 

Cozinhando o fruto extrai-se de sua polpa um óleo verde-escuro amargo, de uso medicinal. É um alimento de alto valor nutritivo, poderoso energético para o desportista e para quem faz musculação e artes marciais, fortalece o cérebro e o coração. Possui alto valor de ferro e cálcio, sendo indicado para pessoas com anemia ferropriva e osteoporose. Seu suco é revigorante.

Uma porção da polpa do açaí equivale em calorias a uma refeição. Possui alto teor de gordura e calorias, portanto deve ser evitado ou controlado o seu consumo na dieta.

O consumo do açaí foi bastante difundido na região sudeste, na forma de "tigela de açaí" (polpa de açaí batida com xarope de guaraná, acrescida de frutas e coberta com granola).

Formas de consumo: em bebidas, sobremesas, vitaminas e sorvetes. 

Lembre-se: todo alimento deve ser ingerido de forma moderada, consulte seu nutricionista para saber quais as quantidades mais indicadas de cada alimento para você.

Fontes: Nutrição e frutoterapia: tratamento alternativo através das frutas - Eronita de Aquino Costa - Editora Vozes
            Nutrição e técnica dietética - Sonia Tucunduva Philippi - Editora Manole 

Nenhum comentário:

Postar um comentário