segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CRN-2 promove ações inéditas em campanha de combate à fome, obesidade e desperdício

Conscientizar a população sobre os danos do desperdício exacerbado de comida enquanto milhares de pessoas passam fome e abordar as causas e consequências da ascensão da obesidade é o principal objetivo da campanha nacional “Fome, Obesidade, Desperdício: não alimente este problema”. A iniciativa é do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.
No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2) integrará a campanha com atividades inéditas. Serão promovidos seis eventos como ações comemorativas ao Dia do Nutricionista. As iniciativas começam em 27 de agosto e seguem até o dia 10 de setembro.

Avaliação nutricional no Gasômetro 
  
Um dos principais centros culturais da capital gaúcha será palco, no dia 27 de agosto, da primeira ação da campanha “Fome, Obesidade, Desperdício: não alimente este problema”. O CRN-2 estará com uma estrutura no espaço externo da Usina do Gasômetro.
O tema “Obesidade” será destaque nesta atividade, com a realização de ações de avaliação e orientação nutricional através de cálculos do índice de Massa Corporal (IMC) e relação cintura-quadril. Estes indicadores são utilizados para alertar e sensibilizar a sociedade para os riscos de doenças decorrentes de uma alimentação inadequada. O público receberá, ainda, material de divulgação sobre os temas da Campanha Nacional. Além dos Conselheiros e funcionários do CRN-2, também colaboram com esta ação o Sesi e a PUCRS.

Expointer 

A parceria do CRN-2 com a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) oportunizará uma ação inédita para o Dia do Nutricionista, 31 de agosto: a participação em um espaço privilegiado na Expointer. A atividade consistirá em um evento composto de uma oficina de corte e preparo de carne suína e de atividade de orientação nutricional. A oficina iniciará às 14h com apresentações das entidades parceiras e de uma abordagem sobre qualidades nutricionais da carne suína. Na sequência, ocorrerá a demonstração de manuseio, preparo e degustação. Após a oficina, iniciará a atividade de orientação nutricional, destinada ao público da Expointer, com o apoio de alunos das faculdades de Nutrição do IPA. O evento tem como previsão de encerramento às 18h. A ação será realizada nas dependências do estande do Sebrae.

CRN-2 no “Sábado Solidário”

Os temas da Campanha Nacional do CFN: ‘Fome, Obesidade, Desperdício: não alimente este problema’, ganham ainda mais força na atividade realizada nos dias 3 e 9 de setembro, em Porto Alegre e no interior no Estado. A partir da parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, o CRN-2 estará integrando o “Sábado Solidário”, iniciativa que visa sensibilizar a sociedade para a doação de alimentos. A ação consistirá em uma campanha de arrecadação de alimentos promovida no dia 3 de setembro, em Porto Alegre e cidades do interior do RS: Pelotas e Santa Cruz, e no dia 10 de setembro em Caxias do Sul, sempre das 12 às 18h. A atividade ocorrerá no espaço interno da rede de supermercados BIG que mantém a parceria com o Banco de Alimentos, onde estará instalado um estande da Campanha.
Com a participação de estudantes de Nutrição da Unisinos e colaboradores do Banco de Alimentos, serão distribuídos folders na entrada do supermercado incentivando o público a comprar o alimento para doação. Quem doar, será convidado a participar da atividade lúdica: “Encha seu prato de conhecimento”, podendo ganhar um prato artístico promocional (com arte de Athos Bulcão, artista plástico reconhecido nacionalmente).

Campanha Nacional

A ação tem como meta, também, despertar na sociedade a compreensão sobre o Direito Humano à Alimentação adequada (DHAA), que deve ser entendido sob várias dimensões: estar livre da fome e da desnutrição, ter acesso a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente e a disponibilidade e desperdício de alimentos.
A Campanha foi lançada em 31 de março deste ano - Dia Nacional da Saúde e Nutrição, e seguirá em datas comemorativas até a Semana da Alimentação (16 outubro), nas principais cidades do país.

Fonte: CRN-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário