segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vacinação contra a gripe A (H1N1) e sazonal começa em 25 de abril no RS

Meta do Governo do Estado é imunizar pelo menos 80% da população de idosos, indígenas, crianças com mais de 6 meses e menos de 2 anos, gestantes e profissionais de Saúde  
A vacina trivalente contra influenza estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado do RS a partir do dia 25 de abril até 13 de maio, e protegerá contra a gripe A (H1N1) e dois tipos de gripe sazonal. Além das pessoas com idade a partir de 60 anos e indígenas, já tradicionalmente contemplados nas campanhas anuais de vacinação contra a gripe, foram incluídos outros três grupos prioritários: crianças com mais de 6 meses e menos de 2 anos e gestantes, considerados de risco para a influenza, independente do tipo, e profissionais de Saúde que atuam em emergências, postos e na Estratégia de Saúde da Família (ESF).
 
População dos grupos prioritários chega a 1,9 milhão
 
"As gestantes e as crianças nessa faixa etária são segmentos da população que têm bastante risco de adoecer e, inclusive, apresentar casos mais graves da doença. Além disso, serão imunizados os profissionais de instituições públicas ou privadas que atendem casos de doenças respiratórias de uma maneira geral", justifica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde, Tani Ranieri. No total, a população gaúcha estimada nos cinco grupos é de cerca de 1,9 milhões de pessoas - aproximadamente 202,7 mil crianças, 128 mil gestantes, 19,6 mil indígenas, 137,7 mil profissionais da Saúde e 1,4 milhão de idosos. A meta é imunizar pelo menos 80% da população de cada grupo.
 
A vacinação dos profissionais da Saúde será prioritariamente realizada nos locais de trabalho, os integrantes dos demais grupos devem procurar a Unidade Básica mais próxima de sua residência entre 25 de abril e 13 de maio. No dia 30 de abril será realizado o Dia D da Campanha, quando as ações de imunização deverão ser intensificadas em todos os municípios do estado, em consonância com o restante do país.
 
Crianças receberão a vacina em duas doses
 
As crianças com idade entre 6 meses e 2 anos serão imunizadas em duas doses, com 30 dias de intervalo. A exceção são os bebês que já receberam em algum momento a vacina sazonal - o que não inclui a vacina contra a gripe A feita no ano passado, que não continha cepa de influenza sazonal. Nesse caso, a criança receberá somente uma dose.
 
Segundo o Programa Estadual de Imunizações, a única contraindicação formal para a vacina é para aquelas pessoas com reações alérgicas severas à ingestão de ovo. "Normalmente, existem algumas precauções, que não são contraindicações. Às pessoas que apresentarem doenças agudas e febris, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução desse quadro clínico", orienta Tani.
 
Imunização tripla de uma só vez
 
Desde 1999, quando começaram as campanhas nacionais de vacinação do idoso, utiliza-se a vacina sazonal trivalente. "A composição da vacina é determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) previamente, através do monitoramento das cepas circulantes em todo o mundo", explica Tani. A OMS observa quais os tipos de influenza mais prevalentes nos hemisférios Sul e Norte e indica a composição da vacina para cada um. A exceção foi 2010 quando, além da campanha de imunização anual com a vacina trivalente, foi realizada uma campanha específica para combater o vírus pandêmico da gripe A (H1N1) e evitar a chamada segunda onda da doença. Com a vacinação dos grupos prioritários, o Rio Grande do Sul não registrou casos confirmados de gripe A (H1N1) em 2010. Em 2009, o Estado contabilizou 3.544 casos e 297 óbitos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário