terça-feira, 5 de abril de 2011

Nutrição e Saúde na Terceira Idade

O envelhecimento é um processo natural pelo qual todas as pessoas passam. Este processo provoca muitas mudanças no nosso organismo, entre elas a alteração dos nossos sentidos de olfato e paladar.

Ao envelhecermos nosso corpo diminui a nossa Taxa de Metabolismo Basal - que é a quantidade mínima de energia que nosso corpo necessita em repouso e em jejum para manter as funções vitais - com isso, é comum os idosos apresentarem diminuição no apetite.

Essa falta de apetite aumenta o risco de desnutrição e desenvolvimento de doenças. Problemas orais, como falta ou enfraquecimento dos dentes, algumas medicações, as mudanças de olfato e paladar ou a perda de um ente querido, podem também influenciar nessa diminuição do apetite.

Dicas para hora das refeições dos idosos:
  • O local das refeições deve ser um ambiente agradável e calmo;
  • Os alimentos devem ser servidos de forma atrativa para estimular sua ingestão;
  • Se possível, pedir que outra pessoa prepare as refeições, pois muitos idosos dizem ter enjoado seu próprio tempero;
  • Mude as texturas, cores e condimentos periodicamente;
  • Acompanhe o idoso na refeição;
  • No caso de diminuição salivar, utilize chicletes ou balas (sem açúcar) para estimular a produção de saliva antes das refeições.
A prática de atividade física é essencial em todas as idades e para os idosos acaba trazendo inúmeros benefícios como a melhora da condição cardiovascular e diminuição da fadiga. Com o aumento da energia gasta no exercício, há uma ingesta maior de alimentos, melhorando assim o estado nutricional. Exercícios aquáticos (como natação e hidroginástica) são recomendados para idosos com osteoartrite ou em recuperação de doenças musculares ou das articulações.

Doenças mais comuns entre os idosos: Alzheimer, anemia, artrite, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, doença da vesícula biliar, doença hepática, hipercolesterolemia, hipertensão, obesidade, osteoporose, diabetes, hiperuricemia, problemas gastrointestinais (gastrite, úlcera, diarréia, constipação), disfagia, doença de Parkinson, doença renal crônica e depressão.

Fonte: Diet Book - Terceira Idade - Lara Natacci Cunha (Editora Mandarim)

Para maiores informações e recomendações nutricionais personalizadas, procure um Nutricionista.

2 comentários:

  1. Nosso corpo é muito frágil. Chega a ser impressionante ver tantas mudanças acontecendo na fase da terceira idade. Minha mãe tem 63 anos e está entrando neste período da vida. Muita coisa muda; a pele não tem mais a mesma elasticidade, a audição diminui, surgem os ites e oses(artrite, artrose, osteoporose). Com tantas alterações nossos queridos pais, avós,etc.,precisam de atendimento especial, um acompanhamento mais completo da saúde. E, infelizmente, nem todos os planos de saúde oferecem isso, apesar das altas mensalidades. Por isso quero compartilhar uma empresa que conheci e que acredito ser diferente, pois o foco da instituição é o público da terceira idade. Vou deixar aqui a dica e animar todos que passarem por aqui a cuidar melhor de seus parentes idosos, especialmente os pais.

    http://bit.ly/cMa3ZB

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse plano Jordana. Obrigada pelo comentário e pelo link!
    Realmente nosso corpo é muito frágil. Quando somos crianças nossos pais cuidam com todo amor e carinho de nós, e quando eles envelhecem é nossa vez de cuidar deles. Muita saúde para ti e tua mãe! Abraço!

    ResponderExcluir