segunda-feira, 7 de março de 2011

Teor de Sódio nos Alimentos

Sal e sódio: entenda a diferença
Apesar dos termos serem usados indiscriminadamente, sal e sódio não são a mesma coisa. O sódio (Na) é um mineral que se liga ao cloro (Cl) para formar cloreto de sódio (NaCl), estes sim o nosso sal de cozinha. 


Consumo e fontes alimentares
O consumo de sódio é fortemente influenciado pelo hábito alimentar. A principal fonte de sódio é o sal de cozinha, sendo também encontradas grandes quantidades em alimentos processados, como embutidos, enlatados, sopas e molhos prontos, azeitonas, picles, chucrute, oleaginosas, alimentos conservados com sal como bacalhau e o charque, bicarbonato de sódio e o molho shoyu.  

Consumo excessivo de sódio
O sódio está presente naturalmente na maioria dos alimentos, mas o seu consumo excessivo ocorre quando ingerimos sal exageradamente, já que este alimento é a fonte mais abundante desse mineral. O sódio, e não o sal em si,é o elemento diretamente relacionado com a hipertensão (pressão arterial elevada) e outros problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até mesmo casos de câncer gástrico (estômago).

Alimentos industrializados: leia os rótulos
Os alimentos industrializados podem ser fontes muito ricas de sódio. Por isso, devemos ficar atentos aos rótulos. A nova legislação obriga os fabricantes de alimentos e bebidas incluírem nas tabelas de informação nutricional, a quantidade de sódio presente, bem como o valor diário de referência por porção (VD).

Quantidade diária de sódio
Embora a ingestão diária recomendada para uma pessoa saudável seja de 2,4g (o equivalente a uma colher de chá de sal), verifica-se que o brasileiro consome entre 4 - 6g por dia. Desse total, cerca de 75% é adicionado durante o preparo do alimento, com o objetivo de preservá-lo ou para lhe dar sabor. O restante está presente naturalmente no alimento.

 Tabela de teor de sódio de alimentos
Alimento
Quantidade (g/ml)
Qtd. de sódio
Tempero Sabor A Mi
1 col. chá (5g)
2035mg
Caldo Knorr de legumes
1/2 cubo (4,75g)
1018mg
Maggi Tempero e Sabor -sabor manteiga + toque de coentro
1 envelope (5g)

955mg
Sazon Amarelo
1 sachê (5g)
880mg
Tempero para grelhados, bifes, churrascos e assados Kitano
2 colheres de chá (5g)
1241mg
Nissin Miojo galinha
1 pacote (80g de macarrão + 5g de tempero)
2095 mg
Sopa Vono – Abóbora com Carne
1 envelope (22g)
573mg
Lasanha de frango Sadia
½ unidade (325g)
1521mg
Maionese Helmmans
1 colher de sopa (15g)
150mg
Margarina com sal Doriana
1 colher de sopa (10g)
55mg
Molho de tomate Pomarola
3 colheres de sopa (60g)
290mg
Molho Shoyu Sakura
1 colher de sopa (15ml)
855mg
Salgadinho de Milho Cheetos
1 ½ xícara (25g)
339mg
Biscoito Cream Cracker Tostines
5 unidades (30g)
263mg
Pipoca natural com sal Yoki
1 ½ colher de sopa (25g)
222mg



5 comentários:

  1. Muito boa a reportagem. Estava com dúvida em relação a um tempero Arisco que tinha aqui em casa, agora entendi. Se eu usar 2 colheres (aproximadamente 5 gramas) do tempero, vou ingerir 1447 mg de sódio, ou seja 1,47 gramas. O que está dentro do aceitável, considerando 2,4 gramas o indicado por dia. Só acho que eles poderiam ter explicado a relação entre mg e gramas, para alguém que é leigo pode ser algo não trivial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo só tem um problema: QUALQUER COISA que vc ingere durante o dia TEM sódio, PRINCIPALMENTE as industrializadas. Até água tem sódio, uma porção de 5mg para cada 100g de água... Então não caia na ilusão de que APENAS temperos possuem sódio!! ;-)

      Excluir