Nome Científico: Musa sapientum
Banana-maçã: de tamanho variado, pode apresentar no máximo 15 cm e pesar 160g. É ligeiramente curva, com casca fina, amarelo-claro e polpa branca. Muito apreciada por crianças e idosos pelo seu sabor suave e adocicado.
Banana São Tomé: pode ter a casca roxa ou amarela, com polpa amarela e cheiro muito forte. Consumida cozida, frita ou assada.
Originária do sudeste Asiático, a banana produz um cacho formado por pencas, que ao todo pode chegar a duzentas bananas. Consumida mundialmente, possui várias espécies, sendo elas:
Banana-nanica: de casca fina e amarelo-esverdeada, polpa doce, macia, de aroma agradável. Consumida crua e madura. Quando verde tem sabor adstringente.
Banana-prata: fruto reto com aproximadamente 15 cm de comprimento, casca amarelo-esverdeada, de cinco facetas, polpa menos doce que a nanica, mas saborosa, Consumida frita ou in natura.
Banana-ouro: é a menor das bananas, mede, no máximo, 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina, cor amarelo-ouro, polpa doce. Consumida na sua forma natural.
Banana-da-terra: é maior que as demais, podendo medir 30 cm e pesar até 500 g cada fruta. É achatada em um dos lados, tem casca amarelo-escura e polpa consistente. Consumida assada, frita ou cozida.
Banana Pacovã: pode pesar até 500g e medir 30cm, típica da região Norte do Brasil.
Todas por si só, são consideradas como um alimento de alto valor nutricional. Também é utilizada para uso medicinal para várias doenças, pois é antidisentérica, antidiarreica, expectorante, antianêmica e anti-hemorrágica.
Tem ação estimulante nas secreções gastrointestinais, cura dispepsia, fortalece e protege a parede do estômago. Ajuda a prevenir e eliminar câimbras musculares, controla o estresse, estabiliza a serotonina, evitando a depressão. Auxilia na formação dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, prevenindo e/ou evitando a anemia. Atua também em todas as enfermidades renais.
Pessoas acima do peso devem ingerir com moderação, não ultrapassando uma unidade por dia. Pode ser dada ao lactente a partir dos seis meses de idade.
Lembre-se: todo alimento deve ser ingerido de forma moderada, consulte seu nutricionista para saber quais as quantidades mais indicadas de cada alimento para você.
Fontes: Nutrição e frutoterapia: tratamento alternativo através das frutas - Eronita de Aquino Costa - Editora Vozes
Nutrição e técnica dietética - Sonia Tucunduva Philippi - Editora Manole
Nenhum comentário:
Postar um comentário