sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Poder do Brócólis

Muitos odeiam, outros nunca experimentaram e poucos conhecem a história e os benefícios que o poderoso brócolis pode oferecer a nossa saúde.
Muito popular na Roma Antiga, o brócolis era servido geralmente com vinho, em forma de creme ou molho de ervas, os romanos também cultivavam novas variedades dessa hortaliça. O filho do imperador Tibério, Drusus César, gostava tanto de brócolis que durante vários meses sua alimentação era exclusivamente essa hortaliça, somente parou quando seu pai o ordenou, pois sua urina estava tornando-se verde. Na época ninguém soube se essa alimentação exclusiva beneficiou Drusus, pois foi assassinado ainda jovem.
Juntamente com a couve, couve-flor, couve-chinesa, couve-de-bruxelas e o agrião, o brócolis pertence à família das crucíferas, devido às suas flores em formato de cruz. Sua parte comestível é a brotação floral, mas os talos e folhas também são consumidos, normalmente cozidos.
Rico em fibras e em cálcio, pobre em gordura, é uma fonte de ácido fólico e vitamina C, além disso, o brócolis contém o elemento-traço cromo, que pode ajudar a prevenir o diabetes iniciado na vida adulta.
Em 1992 o brócolis ganhou destaque nas manchetes, pois há anos pesquisadores americanos da área de câncer da Johns Hopkins University observavam que a incidência dessa doença era menor em pessoas que ingeriam grande quantidade de frutas e hortaliças. Assim, foram realizados diversos testes em laboratórios com uma série de extratos vegetais. De todas hortaliças testadas, as que maior apresentaram efeito anticancerígeno foram o brócolis e seus parentes próximos: couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho.
Meses depois, estes pesquisadores, descobriram que a substância química que parece impedir a formação de tumores cancerígenos, é o sulforafano, um composto que contém no enxofre, responsável pelo aroma e gosto ligeiramente azedos do brócolis.
Além do efeito anticancerígeno, estudos apontam outros benefícios do consumo dessa hortaliça, tais como: descongestionante, antiinflamatório, antibiótico, protege o fígado, combate fungos, anticoagulante, reduz o colesterol, combate a dor muscular, diminui a pressão arterial, combate viroses e também é analgésico.   
Recomenda-se cozinhar o brócolis no vapor, pois a perda de nutrientes é menor do que ferve-lo em água.
Com todos esses benefícios o brócolis deve estar presente na nossa alimentação, mas também não devemos deixar de lado as demais hortaliças, uma dieta equilibrada é essencial para nossa saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário